01 Março 2020 Outro

A importância de um corretor especializado em seguros de crédito

A importância de um corretor especializado em seguros de crédito

Saiba a importância de um corretor especializado em seguros de crédito

A reacção das empresas

Num ambiente económico difícil e de crescente competitividade, os empresários portugueses mais empreendedores têm sido confrontados com um maior risco nos seus negócios, na maior parte dos casos devido à necessidade de vender cada vez mais a crédito a um número cada vez maior de empresas clientes ou diversificando os mercados de destino perante a retracção dos mais tradicionais.

São diversos os factores que têm condicionado a gestão das empresas – que procuram sobreviver, tentando ganhar mais clientes, se necessário vendendo a crédito com prazos mais dilatados. Nalguns casos, empresas em situação financeira mais frágil são iludidas com encomendas “salvadoras” que, por vezes, se revelam verdadeiros golpes daqueles que vêem na crise uma oportunidade única para aplicar os métodos mais escuros.

Perante este ambiente é ainda mais natural que as empresas procurem ferramentas que as apoiem nas suas decisões de definição de limites de crédito para os seus clientes. Neste processo, o seguro de crédito poderá funcionar como uma ferramenta fundamental de apoio à gestão de crédito, mitigando o risco e transferindo-o para o mercado segurador especializado, dotado de poderosas bases de dados de informações financeiras sobre empresas e de uma vasta experiência de comportamento das organizações no pagamento a fornecedores.

 

O seguro de crédito como solução

 

Para uma empresa que venda a crédito há uma de duas opções: auto segurar-se, reconhecendo que no dia-a-dia existe sempre riscos em qualquer transacção e oferecer um desconto por antecipação de pagamento de facturas; ou ainda considerar a opção de transferência da maioria do risco para um terceiro, neste caso uma seguradora, recorrendo ao seguro de créditos. Estamos cientes que a maioria das empresas está a sentir o impacto da desaceleração económico. O “cash flow” tende a ser mais limitado, os financiamentos mais restritos e menores as oportunidades de fazer novos negócios.

Numa época em que as dificuldades são generalizadas, as instituições financeiras vêem na posse do seguro d créditos uma garantia ou segurança adequada para dar suporte a financiamentos / empréstimos bancários ou mesmo refinanciamento.

Por isso, existe sempre a possibilidade de negociar com a seguradora e ceder os direitos de indemnização da apólice a favor de um ou mais bancos e assim, garantir que estes reduzem também os seus riscos, podendo libertar fundos adicionais – estas operações que permitem facilitar o financiamento e igualmente negociar melhores taxas de juros.

Mesmo num ambiente de desaceleração, com a certeza de aumento do número de incobráveis, as empresas portuguesas que ainda não têm este seguro podem ter a certeza que este mercado ainda está em aberto. Perante um cenário de risco acrescido, a oportunidade de ter clientes mais cautelosos e exigentes faz com que as seguradoras anseiem por ganhar novos negócios, geridos por profissionais que podem avaliar, analisar e compreender melhor as suas exposições em todas as linhas de negócio. É uma excelente oportunidade para “educar” as empresas portuguesas para o controlo profissional do risco de crédito e construção de uma carteira de clientes forte.

Os corretores especializados neste ramo de seguro e com experiência comprovada em diversos sectores de actividade têm um papel importante a desempenhar, nomeadamente na gestão da relação cada vez mais exigente entre os seus clientes e as seguradoras de crédito. O corretor especializado é também um elemento chave no desenho e apresentação de soluções, tendo em consideração a realidade do mercado que bem conhece.

 

Pedro Lourenço

Sempre a pensar em si

Artigos Relacionados

18 Outubro 2024 Outro

Seguros de saúde pagos pelas empresas vão v...

Seguros de saúde pagos pelas empresas vão valer mais 20% no IRC!

01 Março 2020 Outro

7 Perguntas que deve fazer antes de subscreve...

Quais as perguntas que deve fazer antes de subscrever um seguro?

01 Março 2020 Outro

Transposição da 5ª Directiva Europeia

A futura transposição da 5º Directiva Europeia sobre o Seguro Automóvel para a legislação nacional.

01 Março 2020 Outro

COSEC divulga estudo sobre Seguro de Crédito...

As empresas que recorrem ao Seguro de Créditos para se protegerem de incobráveis por parte de clientes, conseguem ter ...

01 Março 2020 Outro

Fundación MAPFRE atribui nova Bolsa de Espec...

A Delegação da Fundacion Mapfre em Portugal atribuiu, mais uma ves, uma Bolsa de Especialização em Segurança Indust...

01 Março 2020 Outro

Credito y Caucion e Atradius concluem process...

Atradius e Credito y Caucion, segunda e quarta maiores seguradoras de crédito do mundo, anunciaram hoje a conclusão da...