O Contributo dos Seguros de Crédito na Viabilização e Promoção de Negócios
As crises económicas e o seu impacto na tesouraria e a actual situação económica leva a um ajustamento natural do mercado.
As crises económicas e o seu impacto na tesouraria e a actual situação económica leva a um ajustamento natural do mercado, obrigando mais que nunca a uma maior eficiencia por parte das empresas, nomeadamente através da especialização nos seus pontos fortes e num melhor aproveitamento dos seus recursos financeiros.Tendo em conta que 80% das vendas a nÃvel europeu são realizadas a crédito e que 1/3 dos créditos concedidos são pagos após o fim de prazo de vencimento da factura, o credito deve ser indissociável ao estudo das formas de optimização da performance das empresas.
Existe ainda algum desconhecimento sobre a importância do Seguro de Créditos na gestão das Empresas, muitas vezes conotado com um seguro que cobre unicamente a protecção face a incobráveis. Esta visão é redutora já que o Seguro de Créditos apresenta outras vantagens muito significativas ao nÃvel da redução de custos inerentes à gestão do crédito. Este seguro disponibiliza um serviço que abrange o acesso à informação de qualidade e actualizada sobre a carteira de clientes , a análise e vigilância de risco das empresas e a recuperação dos créditos em mora.
Estas três componentes do Seguro de Créditos - informação de crédito, gestão de plafonds e recuperação de créditos - permitem às empresas para além de um ganho de eficiência e de melhor conhecimento sobre a sua carteira de clientes, uma redução dos prazos de recebimento, maior eficácia na recuperação dos créditos e melhor protecção contra os incobráveis.
Segundo um estudo independente realizdao pela University of Leeds Business School e promovido pela Euler Hermes, lÃder mundial de Seguro de Créditos e accionista da Cosec, conclui-se que estes ganhos financeiros podem representar um acréscimo de 7,5% na margem financeira das Empresas.
Berta Cunha - Cosec