01 Março 2020 Outro

A importância do seguro de crédito na actual conjuntura

A importância do seguro de crédito na actual conjuntura

Saiba a importância do seguro de crédito na actual conjuntura

O Segurado de Crédito, talvez mais do que qualquer outro ramo de seguro, é fortemente influenciado pela evolução da situação económica e das diferentes variáveis conjunturais, o que também implica um cuidado cada vez maior das seguradoras na área da avaliação do risco, através do recurso a sistemas de informação cada vez mais sofisticados.

 

 

O que é o seguro de crédito?

 

O Seguro de Crédito garante o não pagamento das vendas a crédito de bens e serviços, efectuadas em Portugal ou no Estrangeiro. Está aqui inerente o principio da globalidade, ou seja, o segurado deverá solicitar limites de garantia para todos os seus clientes a quem venda a crédito, nos mercados internos e/ou externo, ficando seguro até limites aprovados.

 

 

Na generalidade, o que cobre o seguro de crédito?

 

  • Mora do devedor que subsista por prazo superior ao prazo constitutivo de sinistro aplicável;
  • Falência e insolvência do devedor, comprovada por decisão judicial transitada em julgado;
  • Concordata, moratória ou outra medida de efeitos equivalentes celebrados com o devedor;
  • Insuficiência de meios de pagamento do devedor comprovada judicialmente ou reconhecida pela seguradora, nomeadamente quando se verifique a cessação de actividade e a inexistência de património de património penhorável do devedor;
  • Recusa arbitrária do devedor em aceitar os bens ou serviços encomendados que subsista por prazo superior ao prazo constitutivo de sinistro aplicável.

 

Quais as principais vantagens na subscrição do seguro de crédito?

 

São cada vez mais as empresas que incorporam o seguro de crédito à sua gestão financeira, nomeadamente como uma ferramenta que:

  • Afasta a incerteza sobre o cumprimento dos objectivos do negócio;
  • Partilha do risco de crédito, através da fixação de uma percentagem de garantia que pode ir até aos 90%;
  • Facilita um adequado planeamento de tesouraria;
  • Reduz substancialmente a volatilidade das receitas causadas pela falta de pagamento de clientes;
  • Favorece uma flexibilização da política comercial e permite também chegar a mais clientes e novos mercados;
  • Possibilita um crescimento sustentado, através do apoio da seguradora na análise e selecção dos seus clientes e avaliação do seu potencial;
  • Possibilidade de recuperação do crédito, que pode não só abranger o montante indemnizado pela Seguradora, mas também o crédito da responsabilidade do Segurado, se este assim o solicitar;

Por outro lado, com a redução do risco de falta de pagamento dos créditos, as empresas podem obter melhores condições de financiamento bancário e a ampliação dos seus limites de crédito.

 

 

Como é definido o Prémio?

 

O prémio é calculado através da aplicação de uma taxa ao volume anual de venda da empresa, sendo estabelecido no início de cada anuidade um prémio mínimo não reembolsável.

A taxa varia conforme o volume de vendas potencialmente segurável, a área de negócio em que a empresa está envolvida, qualidade e sector da actividade da clientela, países compradores, prazos e formas de pagamento e riscos cobertos.

Algumas vendas estão automaticamente excluídas, tais como vendas a pronto pagamento ou antecipado, vendas para particulares, vendas através de cartas de crédito ou outras garantias, pelo que sobre essas não se paga prémio.

Rodrigo Castro Pereira

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