01 Março 2020 Outro

Risco de crédito coberto na internacionalização das PME

Risco de crédito coberto na internacionalização das PME

O Seguro de Créditos é uma solução financeira que cobre o não pagamento das vendas a crédito de bens e serviços, efectuadas em Portugal ou nos diferentes mercados externos para onde tenham tomado a decisão de iniciar o processo de internacionalização.

O Seguro de Créditos é uma solução financeira que cobre o não pagamento das vendas a crédito de bens e serviços, efectuadas em Portugal ou nos diferentes mercados externos para onde tenham tomado a decisão de iniciar o processo de internacionalização. Para além do risco de mora do devedor, estão também prevenidos, designadamente se ocorrerem antes da mora, os riscos de falência judicial, concordata ou moratória insuficiência de meios do devedor comprovada judicialmente.

Este seguro disponibiliza um serviço que abrange o acesso a informação de qualidade e actualizada sobre a carteira de clientes em qualquer mercado, a análise e vigilância de risco de empresas e recuperação de créditos em mora. Estas três componentes do Seguro de Créditos – informação de crédito, gestão de plafonds e recuperação de créditos – permitem às empresas, para além de um ganho de eficiência e de melhor conhecimento sobre a sua carteira de clientes nos diferentes mercados onde actuam, uma redução dos prazos de recebimento, maior eficácia na recuperação dos créditos e melhor protecção contra incobráveis.

No âmbito desta solução, para além da cobertura dos riscos comerciais para o mercado nacional e externo, as PME podem ainda dispor de soluções para mercados de risco político de cobertura de factores de risco extraordinário, tais como:

- Actos ou decisão do Governo ou entidade pública do país do importador;

- Expropriação, nacionalização, confisco e outras medidas de efeito equivalente;

- Dificuldade de transferência ou de conversão e moratória Geral;

- Guerras (ainda que não declaradas), revoluções, motins, anexações ou factos de efeitos análogos;

- Eventos catastróficos, tais como terramotos, maremotos, erupções vulcânicas, tufões, ciclones ou inundações.

Estas soluções proporcionadas pela COSEC, a seguradora líder em Portugal nos ramos do seguro de créditos e caução, que é também responsável por conta do Estado Português pela cobertura e gestão dos riscos de crédito, caução e investimento para países de risco politico. Existem várias soluções para a cobertura de riscos políticos e extraordinários, nomeadamente o Seguro de Créditos à Exportação, Seguro de Créditos Financeiros e Seguro de Investimentos.

Seguros de créditos à exportação

É o seguro que cobre em operação individualizada de exportação de bens ou serviços de incumprimento do importador estabelecido em país considerado de risco político, causados por factos de natureza política, monetária e catastrófica, podendo incluir também o risco comercial.

            Quais as vantagens de contratar seguro de créditos à exportação?

- Partilha do risco de crédito com o exportador, na percentagem de garantia contratada, que pode atingir 99%do crédito seguro.

- Estudo da operação e da situação económico-financeira dos importadores e respectivos países.

- Apoio técnico na área dos contractos internacionais.

- Acompanhamento e apoio caso surjam dificuldades na situação do importador ou do país de destino dos bens ou serviços.

- Indemnização dos prejuízos causados pela suspensão ou revogação da encomenda ou pelo não pagamento dos créditos na proporção contratada.

- Apoio na cobrança da parte não indemnizada do crédito.

- Possibilidade de acesso e reforço do financiamento bancário através da transmissão dos direitos à indemnização resultantes da apólice a favor de instituições bancárias.

- Melhoria dos resultados da empresa, dotando-a de maior solvência perante os seus bancos e fornecedores, dada a redução do risco de crédito.

            Seguro de créditos financeiros

É o seguro também designado como Garantia Financeira que cobre o incumprimento no reembolso dos financiamentos à exportação, causado por factos de natureza política, monetária e catastrófica, podendo incluir também o risco comercial.

Este produto destina-se a todas as instituições de crédito que financiam a exportação de bens e serviços nacionais. São qualificáveis como créditos

Direcção Comercial e Marketing

COSEC, Seguros de Crédito, S.A.

Sempre a pensar em si

Artigos Relacionados

18 Outubro 2024 Outro

Seguros de saúde pagos pelas empresas vão v...

Seguros de saúde pagos pelas empresas vão valer mais 20% no IRC!

01 Março 2020 Outro

7 Perguntas que deve fazer antes de subscreve...

Quais as perguntas que deve fazer antes de subscrever um seguro?

01 Março 2020 Outro

Transposição da 5ª Directiva Europeia

A futura transposição da 5º Directiva Europeia sobre o Seguro Automóvel para a legislação nacional.

01 Março 2020 Outro

COSEC divulga estudo sobre Seguro de Crédito...

As empresas que recorrem ao Seguro de Créditos para se protegerem de incobráveis por parte de clientes, conseguem ter ...

01 Março 2020 Outro

Fundación MAPFRE atribui nova Bolsa de Espec...

A Delegação da Fundacion Mapfre em Portugal atribuiu, mais uma ves, uma Bolsa de Especialização em Segurança Indust...

01 Março 2020 Outro

Credito y Caucion e Atradius concluem process...

Atradius e Credito y Caucion, segunda e quarta maiores seguradoras de crédito do mundo, anunciaram hoje a conclusão da...